Processo de Solução de problemas – 8D
LÓGICA DA SOLUÇÃO DE PROBLEMA 8D
1- Selecionar o time
2 -Definir oProblema3- Conter o Problema
4- Identificar a Causa raíz
5- Implementar Ação Corretiva Permanente
6- Verificar Eficácia das Ações
7- Institucionalizar em toda Organização
8- Reconhecer & Formalmente desfazer o time
Solução de Problemas ...através das pessoas e do trabalho em equipe
A descrição do problema manda-nos olhar a situação na perspective do cliente s e indicar exatamente o que necessita ser melhorado.
Indique a situação atual. (Onde estamos e onde deveríamos estar
Algumas coisas que você precisa lembrar ao descrever o problema:
· Informação - trabalhe com fatos Não use opiniões, sentimentos pessoais ou a informação não verificadas.
·Obtenha consenso – escreva as indicações breves que vão diretamente ao ponto.
·Use termos e medidas específicas.
• Identifique os requisitos não encontrados (determine qual é a falha).
• Identifique a equipe de Solução de Problemas.
• Obtenha consenso sobre qual é o problema e quais recursos serão necessários. .
• Defina o método de medição e qual a meta à ser alcançada
Determine se a contenção é requerida; se sim, faça exame da ação imediata para parar o fluxo das não conformidades e proteger o cliente.
Há quatro tarefas que devem ser concluídas durante a etapa de contenção
Determine se a contenção é requerida se for tome uma ação imediata para proteger o cliente
Comunique a plano da contenção ao cliente e a outras partes interessadas
Recomende que a contenção é temporária e deve ser retirada assim que o problema for resolvido
Identifique os meios de avaliar o método da contenção para assegurar sua eficácia
Depois que você determinou que a contenção será necessária , você deve desenvolver o plano de contenção O plano de contenção deverá descrever.
– Qual (produto ou processo) deve ser contido?
– Onde será feito?
– Quando será feito?
– Quem será o responsável por implementar a contenção?
– Quais serão os resultados previstos
– Qual critério será usado para determinar quando a contenção deverá ser encerrada?
O time deverá fazer um teste experimental para verificar se o método de contenção é efetivo.
Depois que a contenção for implementada, o time deve continuar monitorando a contenção para se certificar de sua eficácia, e de que permanece em uso até a data do fechamento.
Analise da Causa Raiz
Quando o plano de contenção for concluído e o cliente estiver sendo protegido, é hora de corrigir o problema Nesta etapa, nós completaremos as seguintes tarefas:
Identifique e priorize as possíveis causas
Analise as possíveis causas para identificar e verificar a causa raiz
Planeje a correção e implementação da solução
Avalie a efetividade da solução
Análise de 5 Porquês
Processo usado para detalhar um problema até a sua causa raiz, após as causas potenciais terem sido avaliadas (podendo exigir mais ou menos de cinco porquês).
A causa raiz é algo que podemos ligar para provocar o problema, e desligar para eliminar o problema.
técnica de “Por essa Razão” deve ser usada para validar a análise de 5 porquês.
A análise de 5 porquês é realizada por três caminhos:
Por que o problema ocorreu?
Por que o processo não detectou o problema?
Por que estamos nesta situação? Qual é o problema sistêmico?
Nosso próximo passo na solução do problema é planejar a correção do problema.
A primeira coisa a ser feita é determinar qual a melhor solução.
Esta será a solução que traz os maiores benefícios e agrega valor para o departamento, planta ou organização.
Identifique os Benefícios
Melhoria da qualidade
Redução do scrap
Redução do downtime das máquinas
Aumento da produtividade
Após selecionar a solução, o próximo passo é o Planejamento e Implementação da Correção do Problema.
A primeira coisa que devemos fazer nesta etapa é planejar o resto do processo. Isto inclui planejar como iremos:
· Confirmar a correção do problema
· Implementar a solução
· Controlar a solução, para que esta permaneça em uso
· Padronizar a solução, através de toda a organização
Prevenção:
A última etapa na Solução de Problemas é a prevenção para que o problema nunca se repita. Também devemos comunicar as informações sobre o problema e sobre a solução a toda a Empresa, para compartilhar lições aprendidas.
As atividades da etapa de prevenção são:
Integrar a solução ao processo.
Analisar modos de prevenir problemas similares no futuro.
Identificar mudanças para melhoria de processos e sistemas de mais alto nível.
Iniciar ferramentas à prova de erro.
Prevenir a reincidência do problema
Compartilhar o conhecimento ganho por toda a organização
Integrar as soluções ao processo
Documentar os processos à Prova de Erros utilizados
Verificação/Controle:
Medições de verificação:
Compare dados anteriores com os novos dados
Use o mesmo sistema de medição de antes
Faça perguntas e entrevistas
Remova a contenção após a meta ser atingida
Obrigado
Maurício Dorneles
Muito bom, esclareceu muitas duvidas e acrescentou muito ao meu aprendizado.
Muito obrigado, foi bastante útil pois ainda não tinha trabalhado com esta ferramenta, e havia muitas duvidas de como proceder com objetividade.
Jotape
Enriqueceu meu conhecimento.
Parabéns belicismo conteúdo. Metodologia 8D. Vlw enriqueceu bastante meu conhecimento obrigado.
Parabéns Belíssimo conteúdo. Agregou bastante.