Metodologia de Solução de Problemas 8D

Postado por Mauricio Dorneles


Processo de Solução de problemas – 8D

LÓGICA DA SOLUÇÃO DE PROBLEMA 8D

1- Selecionar o time
2 -Definir oProblema
3- Conter o Problema
4- Identificar a Causa raíz
5- Implementar Ação Corretiva Permanente
6- Verificar Eficácia das Ações
7- Institucionalizar em toda Organização
8- Reconhecer & Formalmente desfazer o time


Solução de Problemas ...através das pessoas e do trabalho em equipe



 
 
 
 
 
 
 
A descrição do problema manda-nos olhar a situação na perspective do cliente s e indicar exatamente o que necessita ser melhorado.

Indique a situação atual. (Onde estamos e onde deveríamos estar
Algumas coisas que você precisa lembrar ao descrever o problema:

· Informação - trabalhe com fatos Não use opiniões, sentimentos pessoais ou a informação não verificadas.
·Obtenha consenso – escreva as indicações breves que vão diretamente ao ponto.
·Use termos e medidas específicas.



• Identifique os requisitos não encontrados (determine qual é a falha).

• Identifique a equipe de Solução de Problemas.
• Obtenha consenso sobre qual é o problema e quais recursos serão necessários. .
• Defina o método de medição e qual a meta à ser alcançada

Determine se a contenção é requerida; se sim, faça exame da ação imediata para parar o fluxo das não conformidades e proteger o cliente.

Há quatro tarefas que devem ser concluídas durante a etapa de contenção
Determine se a contenção é requerida se for tome uma ação imediata para proteger o cliente
Comunique a plano da contenção ao cliente e a outras partes interessadas
Recomende que a contenção é temporária e deve ser retirada assim que o problema for resolvido
Identifique os meios de avaliar o método da contenção para assegurar sua eficácia

Depois que você determinou que a contenção será necessária , você deve desenvolver o plano de contenção O plano de contenção deverá descrever.

– Qual (produto ou processo) deve ser contido?
– Onde será feito?
– Quando será feito?
– Quem será o responsável por implementar a contenção?
– Quais serão os resultados previstos
– Qual critério será usado para determinar quando a contenção deverá ser encerrada?

O time deverá fazer um teste experimental para verificar se o método de contenção é efetivo.
Depois que a contenção for implementada, o time deve continuar monitorando a contenção para se certificar de sua eficácia, e de que permanece em uso até a data do fechamento.

Analise da Causa Raiz
Quando o plano de contenção for concluído e o cliente estiver sendo protegido, é hora de corrigir o problema Nesta etapa, nós completaremos as seguintes tarefas:


Identifique e priorize as possíveis causas
Analise as possíveis causas para identificar e verificar a causa raiz
Planeje a correção e implementação da solução
Avalie a efetividade da solução

Análise de 5 Porquês

Processo usado para detalhar um problema até a sua causa raiz, após as causas potenciais terem sido avaliadas (podendo exigir mais ou menos de cinco porquês).

A causa raiz é algo que podemos ligar para provocar o problema, e desligar para eliminar o problema.
 técnica de “Por essa Razão” deve ser usada para validar a análise de 5 porquês.
A análise de 5 porquês é realizada por três caminhos:

Por que o problema ocorreu?
Por que o processo não detectou o problema?
Por que estamos nesta situação? Qual é o problema sistêmico?




                                                                                                                                                                                                                                    
Ação Permanente:


Nosso próximo passo na solução do problema é planejar a correção do problema.

A primeira coisa a ser feita é determinar qual a melhor solução.
Esta será a solução que traz os maiores benefícios e agrega valor para o departamento, planta ou organização.
Identifique os Benefícios

Melhoria da qualidade
Redução do scrap
Redução do downtime das máquinas
Aumento da produtividade

Após selecionar a solução, o próximo passo é o Planejamento e Implementação da Correção do Problema.

A primeira coisa que devemos fazer nesta etapa é planejar o resto do processo. Isto inclui planejar como iremos:

· Confirmar a correção do problema
· Implementar a solução
· Controlar a solução, para que esta permaneça em uso
· Padronizar a solução, através de toda a organização

Prevenção:

A última etapa na Solução de Problemas é a prevenção para que o problema nunca se repita. Também devemos comunicar as informações sobre o problema e sobre a solução a toda a Empresa, para compartilhar lições aprendidas.

As atividades da etapa de prevenção são:

Integrar a solução ao processo.
Analisar modos de prevenir problemas similares no futuro.
Identificar mudanças para melhoria de processos e sistemas de mais alto nível.
 Iniciar ferramentas à prova de erro.

Prevenir a reincidência do problema

Compartilhar o conhecimento ganho por toda a organização
Integrar as soluções ao processo
Documentar os processos à Prova de Erros utilizados

Verificação/Controle:

Medições de verificação:

Compare dados anteriores com os novos dados
Use o mesmo sistema de medição de antes
Faça perguntas e entrevistas
Remova a contenção após a meta ser atingida

Obrigado
Maurício Dorneles

5 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Muito bom, esclareceu muitas duvidas e acrescentou muito ao meu aprendizado.

  2. Nailton V. de Andrade disse...

    Muito obrigado, foi bastante útil pois ainda não tinha trabalhado com esta ferramenta, e havia muitas duvidas de como proceder com objetividade.

  3. Anônimo disse...

    Jotape

    Enriqueceu meu conhecimento.

  4. Fabio Martins disse...

    Parabéns belicismo conteúdo. Metodologia 8D. Vlw enriqueceu bastante meu conhecimento obrigado.

  5. Fabio Martins disse...

    Parabéns Belíssimo conteúdo. Agregou bastante.