Falando sobre Six Sigma - S.I.P.O.C

Postado por Mauricio Dorneles

SIPOC-A Voz do Cliente


O SIPOC é um mapa de alto nível do processo relacionado ao problema tratado.
O SIPOC relaciona o Fornecedor ao início do processo, e o Cliente ao final, ou saída, do processo.
Esta ferramenta vai lhe permitir ver todas as inter-relações dentro do processo, evidenciando os limites de atuação do time do projeto.
O SIPOC gerado poderá estar contido em um Core Process, o que significa que seus fornecedores e clientes serão internos
    





O Formulário do SIPOC
 
































Preparando o SIPOC
Processo interativo Quando estabelecendo o escopo inicial do projeto, tome algum tempo para desenvolver o primeiro rascunho do SIPOC
Após a primeira rodada, converse com clientes e fornecedores, e busque seus inputs.
Quando os limites estiverem melhor definidos, reúna o time e revisite o SIPOC mais detalhadamente.
Um projeto pode requerer múltiplos SIPOCs.
Mantenha uma data de revisão no SIPOC
Ele é um documento vivo!



Definindo o Escopo do Projeto
 
O escopo do projeto é definido pela magnitude do processo entre os limites de entrada e saída.
Assegure que o Champion tenha o controle de todo o processo entre os limites.
Resolva os conflitos com relação às expectativas sobre os limites do processo.
Assegure que o time tenha autoridade para mapear o processo entre os limites.
Verifique com o cliente se este escopo captura as suas preocupações.
Assegure que os outputs são realmente produzidos dentro deste escopo.




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Selecionando os Membros do Time
Os membros do time são selecionados entre as áreas envolvidas no processo. Inclua a voz do cliente
Em pessoa, se possível. Se não em pessoa, pelo menos através de requisitos escritos disponíveis para o time


Inclua os process owners e operadores
Eles tem o maior impacto no cliente Eles conhecem melhor seus requisitos
Inclua os fornecedores
Fornecedores colaboram mais quando fazem parte do time
Fornecedores priorizam os times onde estão diretamente envolvidos


















Identificando os Inputs e Outputs
  
Os inputs e outputs incluem todos os recursos e resultados, esperados ou não, positivos ou negativos, relacionados ao processo
Inclua os recursos necessários para o processo
Quais os métodos, materiais, mão de obra, máquinas, medições e meio ambiente requeridos
Inclua todos os resultados e consequências do processo:
Quais resultados se espera do processo
Quais os resultados não desejados do processo
Liste produtos e serviços.



Identificando os Requisitos
Prove para sí mesmo que os requisitos do cliente estão presentes através do processo, e são refletidos nos requisitos dos fornecedores
Obtenha dados específicos sobre todos os requisitos

Estes requisitos são os indicadores que vem do seu Sistema de Controle do Processo
Pergunte:
Quais indicadores estamos medindo?
Todos os indicadores são mensuráveis?
Se um indicador não estiver sendo medido, qual será o impacto?


 





Identificando Gaps





Até a próxima!



3 comentários:

  1. Anônimo disse...

    muito esclarecedor esse post.
    obrigado

  2. Bruno Barrios disse...

    Parabens pelo post e pela imagem do SIPOC. Esclareceu muito bem!

    Um abraço!

  3. Jeferson disse...

    Parabéns! Foi muito esclarecedor, muito obrigado!