Falando sobre 5 ´S - Ferramenta básica para Qualidade

Postado por Mauricio Dorneles


Dica: Não há como se ter qualidade sem essa ferramenta implementada.

SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO

É identificar os dados e materiais necessários e desnecessários de cada local de trabalho. É ter
apenas o essencial.

O QUE FAZER ?
 
Se é usado toda hora => Coloque no local de trabalho.
Se é usado todo dia => Coloque próximo ao local de trabalho.
Se é usado toda semana => Colocar no almoxarifado.
Se não é necessário => Descarte.

COMO FAZER ?

Definir área de descarte.

Separar todos os itens necessários e desnecessários.
Definir formulários e padrões de classificação do descarte.
Registrar tudo o que será descartado,conforme o padrão.
Eliminar materiais inúteis.

SEISO - SENSO DE LIMPEZA

É deixar tudo limpo, nas melhores condições de uso. Limpeza significa eliminar o lixo, varrer, retirar o pó, passar o pano, conservar em ordem, retirar o que for desnecessário.




O QUE FAZER ?

Retirar qualquer tipo de pó ou sujeira dos pisos, paredes, tetos, janelas, prateleiras, armários, mesas,
gavetas, cadeiras e locais usados diariamente.
Deixar as ferramentas e utensílios limpos após o uso.
Manter a limpeza constante na portaria, recepção, caixas, refeitórios, almoxarifados, banheiros e casas
de máquinas.
Conservar as mesas, gavetas, armários e equipamentos limpos e em condições de uso.
Observar a higiene dos quadros de comandos, pátios, armazéns, motores, depósitos, túneis, balanças etc.

COMO FAZER ?


Varrer

Lavar
Espanar
Retirar o que não estiver sendo usado
Providenciar lixeiras
Não jogar nada no chão
Definir responsáveis pela inspeção e limpeza nos locais de trabalho, criando, se necessário, tabelas de rodízio
Identificar vazamentos

SEITON - SENSO DE ORGANIZAÇÃO



É determinar o local e a forma de encontrar com facilidade documentos, materiais,

equipamentos e ferramentas.
É preciso definir um lugar para cada coisa e colocar cada coisa em seu lugar.

O QUE FAZER ?


Todo item deve ter um lugar definido.

Manter as coisas em ordem.
Criar layout apropriado para cada ambiente (uso racional do espaço).
Criar quadros gerais de ferramentas.
Usar crachá em lugar de fácil visualização.
Delegar responsabilidades para os colaboradores.

COMO FAZER ?


Elabore com a equipe um layout de consenso.

Defina o local dos objetos.
Atualize dados, controles e informações.
Padronize a nomenclatura dos objetos.
Retire tudo dos armários, gavetas e arquivos.
Evite colocar objetos em cima de arquivos e armários.
Após o expediente, não deixe nada fora do lugar.
Estocagem: - coisas pesadas na parte de baixo.

SEIKETSU - SENSO DA HIGIENE


É manter as condições de trabalho, físicas e mentais, favoráveis para o bom desempenho
profissional.

O QUE FAZER ?


Padronizar todos os critérios de identificação e procedimentos da organização.
Manter o ambiente de trabalho limpo, seguro, agradável e arrumado.
Usar roupas, uniformes e equipamentos limpos.
Manter em boas condições sanitárias as instalações comuns (banheiros, laboratórios, refeitórios, cozinhas etc).

Como Fazer?
 
Verificar a iluminação, ventilação, ruídos, piso escorregadiço, fiação, fornalhas.
Evitar a poluição do ar, das águas, sonora e visual.
Não aproveitar o material descartável.
Organizar e manter os produtos de primeiros socorros em condições de uso.
Cuidar da saúde e higiene pessoal.

SHITSUKE - SENSO DA AUTO- DISCIPLINA


É ter os colaboradores habituados a cumprir os procedimentos operacionais, éticos e padrões estabelecidos. Busca integrar os colaboradores ao processo de gestão participativa da empresa.

O QUE FAZER ?


Ensinar como fazer o trabalho, e fazê-lo junto, ao invés de só mandar executar.
Cumprir os prazos de entrega e os horários combinados.
Elogiar as tarefas bem executadas.
Corrigir as tarefas, no local, quando não estiverem sendo bem executadas.
Conservar e zelar pelos bens da empresa.
Explicar porque as normas da empresa precisam ser obedecidas.
Divulgar estas normas para todos.
Respeitar os clientes internos e externos.
Desenvolver a capacidade de pensar, sentir e agir dos colaboradores.

COMO FAZER ?


Respeitar os horários.

Manter os padrões de qualidade.
Executar as tarefas conforme o padrão definido.
Conhecer e obedecer os regulamentos.
Evitar a burocracia.
Motivar os empregados para aprender novas tarefas.
Criar Times da Qualidade para resolver problemas setoriais.
Incentivar e analisar sugestões apresentadas.
Envolver a família na vida da empresa.

Gostou da matéria? Vai ai um roteiro de implantação.
Bom trabalho.

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