BRAINSTORMING
• Brain - cérebro (cerebral)
• Storming - tempestade
• Tempestade Cerebral
É a percursora de muitas técnicas de geração de idéias existentes. Foi originalmente desenvolvida por Osborn em 1930 e é provavelmente a mais conhecida e utilizada de todas. É baseada em dois princípios e quatro regras básicas.
Princípios:
• Suspensão do julgamento é o de possibilitar a geração de idéias sobrepujando o pensamento de julgar e criticar.
• Quantidade gera a Qualidade, quanto maior for o número de idéias geradas, maior será a possibilidade que uma delas originará uma solução para o problema.
Regras:
• Eliminação de críticas, para que o princípio seja válido e para eliminar possíveis bloqueios por parte dos participantes;
• Tentar estar desinibido e externar as idéias tal qual aparecem;
• Quanto mais idéias, melhor; e
• Combinar e melhorar as idéias já existentes, facilitando a geração de idéias adicionais.
Como fazer:
Reuna um grupo de pessoas com no máximo 12 participantes. Deste grupo um assume o papel de coordenador e outro o de secretário (escriba); Antes da reunião os participantes recebem o enunciado do problema ou da questão que irão trabalhar e quando possível, informações adicionais. Informar antes os princípios e as regras do Brainstorming, mesmo que o grupo seja experiente. Caso necessário, realizar um exercício de aquecimento (ativador) com o grupo. Iniciar pedindo ao pessoal que sugira idéias que serão anotadas. Quando o coordenador julgar que já tem idéias suficientes deve encerrar a reunião. A fase seguinte é feita com um pequeno grupo de três a cinco pessoas, que farão o que se convencionou como Brainstorming Invertido, em que é feito o julgamento sobre a consistência das idéias em confronto com o enunciado da questão trabalhada.
b) BRAINSTORMING INVERTIDO
É simplesmente uma inversão da regra da eliminação de críticas do Brainstorming normal. O objetivo é imaginar todos os possíveis problemas que uma determinada idéia possa causar. Eqüivale ao papel de Advogado do Diabo ou a uma verdadeira sessão de críticas.
c) BRAINWRITING
Este tipo de Brainstorming é utilizado quando por uma questão de manter o anonimato da pessoa que deu a idéia ou quando o grupo tem dificuldade de se expressar em público. Tem as mesmas características (princípios e regras), a diferença reside no fato de as idéias ao invés de serem dadas de viva voz, são escritas em folhas de papel sem identificação da pessoa e entregues ao coordenador ao final da seção.
Postagens Populares
- Metodologia de Solução de Problemas 8D
- Guru - Crosby
- Falando sobre Six Sigma - S.I.P.O.C
- ISO TS 16949 2009 Requisitos Traduzidos
- Incerteza de Medição
- Falando de estatística II - Testes de Hipóteses e Significãncia
- Falando de Metrologia Parte 2 - " Medição"
- Falando sobre Kaizen - Parte I
- Falando de Ferramentas da Qualidade - Parte I
- Falando sobre Grandezas Físicas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário