Falando sobre Metrologia Parte I

Postado por Mauricio Dorneles

A metrologia palavra de origem grega

metron = medida

logos = ciência

é a ciência das medidas e das medições
 
Ciência da medição que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza, em quaisquer campos da ciência ou tecnologia.
 
É um conjunto de conhecimentos científico e tecnológicos abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições.

A Metrologia é a ciência das medições, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida no processo produtivo, procurando garantir a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumentos e da realização de ensaios, sendo a base fundamental para a competitividade das empresas.

A metrologia é uma ferramenta imprescindível para:

Avaliar a conformidade de produtos e processos;
Garantia de justas relações de troca (relações comerciais);
Promover a cidadania (saúde, segurança e meio ambiente);
Qualidade, inovação e competividade;
Assegurar reconhecimento nacional e internacional.

Áreas da Metrologia:

Basicamente, a metrologia está dividida em três grandes áreas:

Metrologia Científica
Metrologia Industrial
Metrologia Legal

A Metrologia Científica: que se utiliza de instrumentos laboratoriais e das pesquisas e metodologias científicas que têm por base padrões de medição nacionais e internacionais para o alcance de altos níveis de qualidade metrológica.


A Metrologia Industrial: cujos sistemas de medição controlam processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados.

A Metrologia Legal: que está relacionada a sistemas de medição usados nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente.

Vantagens da metrologia:

Garante a qualidade do produto final
Favorece as negociações pela confiança do cliente
Diferenciador tecnológico e comercial para as empresas.
Reduz o consumo e o desperdício de matéria prima devido à calibração de componentes e equipamentos,
aumento da produtividade.
Elimina a possibilidade de rejeição do produto,
resguarda os princípios éticos e morais da empresa no atendimento das necessidades da sociedade em que está inserida,
Evita desgastes que podem comprometer sua imagem no mercado.