Guru - Juran

Postado por Mauricio Dorneles

  JURAN                                                           
Juran define Qualidade como adequação ao uso. A palavra produto (bem ou serviço) refere-se ao output de um processo e é necessário encontrar o equilíbrio entre as características positivas do produto e a não existência de deficiências no produto. Essas características positivas não se referem a componentes luxuosos, mas sim a características técnicas de um produto que foi desenhado para corresponder às necessidades dos clientes. As deficiências causam problemas aos clientes e, portanto provocam a sua não satisfação.


O cliente é qualquer pessoa que lida com o produto, incluindo os que o desenvolvem, os clientes internos, e os que lidam com o produto acabado, os clientes externos.

Para Juran a gestão da Qualidade tem 3 pontos fundamentais, a famosa trilogia:

o planejamento da qualidade: Identificar os clientes, determinar as suas necessidades, criar características de produto que satisfaçam essas necessidades, criar os processos capazes de satisfazer essas necessidades e transferir a liderança desses processos para o nível operacional.

a melhoria da qualidade: Reconhecer as necessidades de melhoria, transformar as oportunidades de melhoria numa tarefa de todos os trabalhadores, criar um conselho de qualidade que selecione projetos de melhoria, promover a formação em qualidade, avaliar a progressão dos projetos, premiar as equipess vencedoras, publicar os resultados, rever os sistemas de recompensa para aumentar o nível de melhorias e incluir os objetivos de melhoria nos planos de negócio da empresa.

o controle da qualidade: avaliar o nível de desempenho atual, comparar com os objetivos fixados, tomar medidas para reduzir a diferença entre o desempenho atual e o previsto.

Juran baseia a sua abordagem nas necessidades do cliente e não defende necessariamente a reestruturação da organização.

Seqüência de Juran:

Prova da necessidade de melhoria
  • Identificação de projetos
  • Organização para guiar e dirigir projetos
  • Organização para diagnosticar e analisar projetos
  • Diagnóstico dos problemas para identificar causas
  • Ações corretivas para as constatações
  • Quebra de barreiras na resistência cultural à mudança
  • Controle de novos níveis

Obrigado
Até mais!
 

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