Falando sobre ISO 9001 - 6.1 - Provisão de Recursos

Postado por Mauricio Dorneles

6 - Gestão de Recursos

6.1 – Provisão de Recursos
A primeira coisa que devemos ter em mente ao interpretar essa parte da norma é que “recursos”, na verdade, é um conceito muito maior que o financeiro.

Entenda como Provisão de Investimentos.
A organização deve determinar e prover recursos necessários para:

a) implementar e manter o sistema de gestão da qualidade e melhorar continuamente sua eficácia, e
b) aumentar a satisfação de clientes mediante o atendimento aos seus requisitos.

Implementar, manter e melhorar o SGQ implicam em uma busca contínua de atualização, uma interação contínua com as necessidades do cliente e sintonia com os melhores meios de atendê-las. Todo o investimento aplicado, nesse raciocínio, deve conseqüentemente aumentar a satisfação dos clientes, gerando retorno e crescimento para os negócios, mantendo a organização entre as melhores de seu ramo de atuação.

Faça o PLANEJAMENTO:
Recursos são tudo o que é necessário para a realização de algo ou obtenção de determinado resultado. Assim, o conceito passa por layout da fábrica e/ou escritórios, equipamentos, treinamentos e capacitação de pessoal, estrutura documental não burocrática, etc. E é aqui que entra o dinheiro: a Alta Direção deve se comprometer a investir nos assuntos que envolvam a qualidade e melhoria de seus processos, mas precisa receber dos gestores um suporte para detectar, avaliar e priorizar o atendimento às necessidades, focando assim no que realmente trará resultados.

Lembre sempre que:
O maior recurso que uma organização possui se chama PESSOAS. Sem o envolvimento e dedicação delas nenhum resultado é alcançado.

Até apróxima!





0 comentários: