Falando de ISO 9001 - Iten 6.2 – Recursos Humanos

Postado por Mauricio Dorneles

6.2 – Recursos Humanos

O item 6.2 está dividido em sub-requisitos, no caso são dois: o 6.2.1, composto de uma frase bastante óbvia: “O pessoal que executa atividades que afetam a qualidade do produto deve ser competente, com base em educação, treinamento, habilidade e experiência apropriados.”, o 6.2.2, que determina o tratamento ao tema “Competência, conscientização e treinamento”.




No entanto o item 6.2 da norma “foca” somente ao aspecto da “capacidade demonstrada para aplicar conhecimento e habilidades” na execução dos processos. Desse ponto de vista, basta que a organização cumpra com cinco cuidados básicos:

1) Determine as competências necessárias para a execução dos processos;
Em outras palavras, defina o perfil intelectual de cada função – escolaridade, conhecimentos, experiência anterior, etc...

2) Forneça os treinamentos necessários para que seu pessoal adquira e/ou mantenha-se atualizados nessas competências;
Em alguns casos ou não se encontra no mercado um profissional que atenda completamente o perfil ou você já tem alguém adequado no seu quadro de funcionários, mas lhe falta algum conhecimento ou habilidade. Aí é preciso treinar. A idéia é que seus colaboradores correspondam ao perfil traçado para a atividade que exerçam.

3) Avalie a eficácia desses treinamentos;
O meio mais comum de fazer isso é com o questionário de avaliação do treinamento.

4) Assegure-se de que todo mundo está ciente da importância de suas atividades e da relação dessas com o sucesso dos objetivos da qualidade;
É aqui que se encaixa a “tal” da conscientização. Seu pessoal conhece e entende a política da qualidade da empresa? Conhece e entende os objetivos e metas de seu processo em particular e da empresa como um todo? Se você puder responder sim com total segurança a essas duas perguntinhas seu sucesso está garantido!

5) Mantenha registro de tudo referente à capacitação do pessoal.
Arquivo. Você define a forma, mas o importante é que quando alguém precisar saber dos atributos de determinado funcionário ou função, isto seja obtido de forma rápida, completa, atualizada e confiável.

Até mais!

0 comentários: