Falando sobre ISO 9001 - Parte III

Postado por Mauricio Dorneles

5 - Responsabilidade da Direção

É muito importante e fundamental para o sucesso do SGQ , sem o real interesse da Direção ou sem a aprovação do topo, nenhuma atividade terá o efeito desejado. A norma deve ser implementada de cima para baixo na empresa.

5.1 – Comprometimento da Direção

 O gestor da qualidade de uma empresa gostaria de ter um SGQ atuante e eficaz, que tivesse reflexo na produtividade, fizesse com que os processos dessem menos problemas, resultasse até mesmo na lucratividade. Mas se a Direção da empresa não tiver esse mesmo interesse, estiver satisfeita com o

lucro da empresa apesar dos percalços (que muitas vezes nem tem conhecimento) e não apoiar essa mudança, certamente não vai querer investir em treinamento, recursos, palestras, instrumentos e etc.... fica impossível para o melhor gestor a ISO 9001 dar certo, não basta ser dono ou diretor, tem que participar. O envolvimento deve ser de toda a organização. O pessoal da base, os funcionários que fazem tudo acontecer no dia-a-dia, certamente vão dar maior importância se a diretriz vir de cima para baixo.

Sem que a empresa, personificada pela Alta Direção, demonstre interesse e COMPROMETIMENTO com o SGQ e suas atividades, jamais a coisa vai dar certo!