Olá pessoal!
Estarei fazendo várias postagens aqui no blog falando sobre a norma ISO 9001, veremos todos os requisitos desta norma, haverá comentários e dicas importates marcadas na cor amarelo como deste texto.
Um bom estudo.
Não perca, começa agora!
ISO - International Organization for Standardization
- A ISO é uma entidade não governamental criada em 1947 com sede em Genebra – Suíça.
- O nome ISO se originou da palavra grega ἴσος (isos), que significa igualdade. Com esse
nome a organização é referenciada em todos os idiomas e reflete o objetivo principal dela, que é a padronização.
- Os membros da ISO (cerca de 90) são os representantes das entidades máximas de normalização nos respectivos países como, por exemplo, ANSI (American National Standards Institute), DIN (Deutsches Institut für Normung) e o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia).
Os oitos Princípios da Qualidade
a)Foco no cliente
Organizações dependem de seus clientes e, portanto, convém que entendam as necessidades atuais e futuras do cliente, atendam aos requisitos e procurem exceder as suas expectativas.
b) Liderança
Líderes estabelecem a unidade de propósitos e o rumo da organização. Convém que eles criem e mantenham um ambiente interno no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de atingir os objetivos da organização.
c) Envolvimento de pessoas
Pessoas de todos os níveis são a essência de uma organização e seu total envolvimento possibilita que as suas habilidades sejam usadas para o benefício da organização.
d) Abordagem do processo
Um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo.
e) Abordagem sistêmica para gestão
Identificar, entender e gerenciar os processos inter-relacionados, como um sistema, contribuir para a eficácia e eficiência da organização no sentido desta atingir seus objetivos.
f) Melhoria contínua
Convém que a melhoria contínua do desempenho global da organização seja seu objetivo permanente (PDCA).
g) Abordagem factual para tomada de decisões
Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e de informações.
Trabalhe sempre com Informações e dados confiáveis!
h) Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores
Uma organização e seus fornecedores são interdependentes
Busque a parceria não faça para os outros o que não gostaria que fizessem com você!
Até a Próxima!
Fonte:
Material de base
Ronaldo Costa
Qualiblog
0 comentários:
Postar um comentário