Falando sobre ISO 9001 - Parte I

Postado por Mauricio Dorneles

Olá pessoal!

Estarei fazendo várias postagens aqui no blog falando sobre a norma ISO 9001, veremos todos os requisitos desta norma, haverá comentários e dicas importates marcadas na cor amarelo como deste texto.

Um bom estudo.

Não perca, começa agora!

ISO - International Organization for Standardization

- A ISO é uma entidade não governamental criada em 1947 com sede em Genebra – Suíça.
- O nome ISO se originou da palavra grega ἴσος (isos), que significa igualdade. Com esse
nome a organização é referenciada em todos os idiomas e reflete o objetivo principal dela, que é a padronização.
- Os membros da ISO (cerca de 90) são os representantes das entidades máximas de normalização nos respectivos países como, por exemplo, ANSI (American National Standards Institute), DIN (Deutsches Institut für Normung) e o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia).

Os oitos Princípios da Qualidade

a)Foco no cliente

Organizações dependem de seus clientes e, portanto, convém que entendam as necessidades atuais e futuras do cliente, atendam aos requisitos e procurem exceder as suas expectativas.

b) Liderança

Líderes estabelecem a unidade de propósitos e o rumo da organização. Convém que eles criem e mantenham um ambiente interno no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de atingir os objetivos da organização.

c) Envolvimento de pessoas

Pessoas de todos os níveis são a essência de uma organização e seu total envolvimento possibilita que as suas habilidades sejam usadas para o benefício da organização.

d) Abordagem do processo

Um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo.

e) Abordagem sistêmica para gestão

Identificar, entender e gerenciar os processos inter-relacionados, como um sistema, contribuir para a eficácia e eficiência da organização no sentido desta atingir seus objetivos.

f) Melhoria contínua

Convém que a melhoria contínua do desempenho global da organização seja seu objetivo permanente (PDCA).

g) Abordagem factual para tomada de decisões

Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e de informações.
Trabalhe sempre com Informações e dados confiáveis!

h) Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores

Uma organização e seus fornecedores são interdependentes

Busque a parceria não faça para os outros o que não gostaria que fizessem com você!

Até a Próxima!


Fonte:
Material de base
Ronaldo Costa
Qualiblog